Partido Arquitetônico: O que é e como Fazer
Entender o conceito de partido arquitetônico é essencial para garantir a praticidade, estética e funcionalidade de um empreendimento imobiliário.
Certo, mas então o que é Partido Arquitetônico ?
Segundo Neves (2012, p. 7) o Partido Arquitetônico é “a idéia preliminar do edifício projetado”. É o esboço conceitual derivada da escolha de uma série de condicionantes (como localização, condições físicas e topográficas, clima, técnica construtiva, etc) que determinarão a concepção do projeto.
Segundo Ching (2014) partido arquitetônico é a idéia primária de organização de um projeto de arquitetura.
Qual a importância do Partido Arquitetônico ?
Sua importância está em orientar as principais decisões e diretrizes de um Projeto de Arquitetura.
É a partir do partido arquitetônico que o arquiteto organiza os espaços, volumes, circulações, formas e funcionalidades de uma edificação ou conjunto arquitetônico.
O Partido Arquitetônico é a base para o Projeto Arquitetônico.
Partido Arquitetônico: Como fazer
Para desenvolver o partido arquitetônico é preciso considerar elementos essenciais para os usuários da edificação, bem como as condicionantes para desenvolver o projeto, tais como:
Implantação no terreno: como o edifício ou a construção será posicionado no lote, levando em conta fatores como orientação solar, ventos predominantes, declividade, e outros aspectos geográficos.
Distribuição dos espaços: a forma como os ambientes internos e externos se conectam e se organizam, considerando fluxos e funções.
Estética: o estilo e a linguagem visual que o projeto adotará, que pode seguir uma linha clássica, moderna, minimalista, entre outras.
Funcionalidade: como a construção atende às necessidades de quem vai utilizá-la, otimizando espaços e funções.
Relação com o entorno: a forma como o projeto interage com o ambiente ao redor, seja uma paisagem natural, uma área urbana ou outras construções.
Leia Também: Arquitetura o que faz
Exemplo de Partido Arquitetônico
Vamos analisar o exemplo do edifício Next Ortiz, empreendimento cujo projeto foi criado pela OTP Arquitetura e publicado no site da ArchDaily Brasil, uma das maiores plataformas de compartilhamento artigos, notícias e projetos arquitetônicos.
Analisando a descrição do projeto no site da ArchDaily Brasil, enviada pela própria equipe da OTP Arquitetura, é possível determinar o Partido Arquitetônico dele.
O partido arquitetônico do Next Ortiz é uma habitação de interesse social (HIS) que forneça conforto ambiental, acesso à infraestrutura urbana e conectividade com o entorno.
O enquadramento como habitação social (lembrando que HIS é aquela moradia para famílias com renda mensal de até R$ 7.000,00) foi conseguido com a utilização de vedação e estrutura em alvenaria estrutural em blocos de concreto (oferece economia com parte estrutural), dimensionamento reduzido das unidades (33 a 42 m²) e utilização máxima do terreno p/ construção das unidades (com a ausência de garagem e itens de lazer pode-se aproveitar todo o terreno para construção das unidades, ou seja, menor valor de terreno por unidade, além da economia com construção dos itens de lazer).
O conforto ambiental foi conseguido com a criação de duas varandas privativas que conferem iluminação e ventilação natural para toda unidade.
O acesso à Infraestrutura urbana foi conseguido com a escolha do bairro para instalar o projeto. Ele está localizado na Vila Prudente, bairro emergente de São Paulo, o qual oferece uma combinação de infraestrutura de qualidade; custo de vida acessível e diversas opções de lazer em seu entorno.
A conectividade com o entorno foi conseguida com a escolha do terreno para implantação do projeto. O terreno está muito bem localizado: ele está a 500 metros da estação Tamanduateí e 750 metros da estação Vila Prudente e próximo a diversas praças e parques.
E aí, conseguiu entender o que é um partido arquitetônico ?
Espero que tenha entendido. Ah, e aproveitando, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber também o que é um partido arquitetônico e colocar em prática este conhecimento para termos edificações mais práticas, estéticas e funcionais!
Compartilhe nas Redes Sociais...